Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. Mais informações em nossa Política de privacidade.

Entenda o que é filtro hepa

Postado por Sandro 22/07/2018 0 Comentário(s) Dicas e truques,

Você sabe o que é filtro hepa? Se ainda não ouviu falar, nessa matéria vamos explicar tudo para você. Hepa é uma sigla que significa Hight Efficiency Particulate Air.

Em português quer dizer partículas de ar de alta eficiência. Portanto, os equipamentos que possuem esses filtros são extremamente eficazes, porque chegam a filtrar 99,9% das impurezas e eliminam com muita eficiência ácaros, bactérias e vírus do ar que respiramos.

Onde encontrar filtros HEPA?

Eles estão presentes em aparelhos como purificador de ar, aspirador de pó e ar-condicionado e já têm sido instalados em hospitais e aviões. Infelizmente nem todas as marcas e modelos possuem o filtro hepa, mas os que possuem são os mais indicados principalmente para pessoas alérgicas e com problemas respiratórios.

No caso dos aspiradores de pó convencionais, por exemplo, as impurezas, apesar de sugadas pelos equipamentos, acabam saindo porque não são barradas pelo filtro, o que é muito diferente em um aspirador equipado com o filtro hepa. Ele são, inclusive, ótimas opções para a limpeza de travesseiros, colchões, almofadas, sofás, tapetes, cortinas e persianas.

O segredo para tanta eficácia está em sua caixa composta por uma tela de fibras de vidro de 0,5 a 2 mícrons (milionésima parte de um metro) de diâmetro. Essas fibras possuem entre elas espaço de 0,3 mícrons, que deixam passar apenas as partículas menores de 0,1 mícron.

Conheça o passo a passo do mecanismo de funcionamento do filtro hepa:

1 - Partículas maiores ficam retidas no saco coletor;

2 - O ar passa pelo saco coletor carregado de impurezas, como ácaros e bactérias, e é mandado para o filtro;

3 - No filtro essas impurezas ficam retidas e o ar é expelido novamente no ambiente quase 100% puro. Lembre-se de que para uma boa eficácia é importante que você troque o filtro a cada 10 trocas de saco coletor, pois assim como qualquer outro, ele também tem uma vida útil.

Agora que você já sabe o que é filtro hepa, avalie a possibilidade de ter aparelhos equipados com ele para a sua saúde e a da sua família!

Deixe um comentário

Loading...